sexta-feira, julho 27, 2012

Jogos Olimpícos ;)



Crédito da Imagem: Google imagens
Legenda: "Orgulho, o leão" (Pride, the Lion, em inglês) é o mascote da equipe britânica



A cada quatro anos, atletas de centenas de países se reúnem num país sede para disputarem um conjunto de modalidades esportivas: são os Jogos Olímpicos ouOlimpíadas. Por essa razão é que a bandeira olímpica é composta de cinco anéis entrelaçado. Esses anéis simbolizam a união de povos e raças dos cinco continentes através do esporte. A paz, a amizade, o bom relacionamento entre os povos e um apurado espírito de esportividade são os princípios que norteiam os Jogos Olímpicos.
No dia de hoje ocorre a abertura da 28ª edição dos jogos olímpicos na cidade de Londres, capital e mais importante cidade do Reino Unido.

Origem dos Jogos Olímpicos
As Olimpíadas nasceram na Grécia Antiga. Já na altura dos anos 2500 a.C., os gregos faziam homenagens aos deuses, principalmente Zeus, através da realização de competições esportivas. Porém, foi somente em 776 a.C. que ocorreram pela primeira vez os Jogos Olímpicos, de forma organizada e com participação de atletas de várias Polis ou cidades-estados.
A sede das olimpíadas gregas era a polis de Olímpia (daí o nome dos jogos) em que atletas das outras cidades se reuniam para disputarem diversas competições esportivas: atletismo, luta, boxe, corrida de cavalo e pentatlo (luta, corrida, salto em distância, arremesso de dardo e de disco). Os vencedores eram recebidos como heróis em suas cidades e ganhavam uma coroa de louros.
Os Jogos Olímpicos foram proibidos em 392 pelo imperador romano Teodósio I, recém convertido ao Cristianismo e que por conta disso passou a coibir toda e qualquer manifestação religiosa dos politeístas gregos.

Os jogos da Era Moderna
No ano 1896, os Jogos Olímpicos são retomados em Atenas, por iniciativa do francês Pierre de Fredy, conhecido com o barão de Coubertin.
Nesta primeira Olimpíada da Era Moderna, participam 285 atletas de 13 países, disputando provas de atletismo, esgrima, luta livre, ginástica, halterofilismo, ciclismo, natação e tênis. Os vencedores das provas foram premiados com medalhas de ouro e um ramo de oliveira.
Desde então, com a periodicidade de quatro anos entre um evento e outro, foram realizados 28 edições dos jogos, os jogos de Londres de 2012, sobre os quais falaremos a seguir. Embora previstos para serem realizados, não aconteceram os jogos olímpicos de 1916, por causa da Primeira Guerra Mundial, e os de 1940 e 1944, por causa da Segunda Guerra Mundial.

O Brasil nos Jogos Olímpicos
-O Brasil só estreou nas Olimpíadas nos Jogos de Antuérpia, Bélgica, em 1920.
-O primeiro medalhista brasileiro foi Guilherme Paraense em 1920 com a medalha de ouro de Tiro, evento Pistola Rápida.
-Desde a sua primeira participação o Brasil deixou de enviar atletas apenas nos Jogos Olímpicos de 1928, devido à crise financeira da época.
-Em 1932, Maria Lenk foi a primeira mulher atleta do Brasil a disputar uma Olimpíada.
-A melhor colocação do Brasil no Quadro de Medalhas das Olimpíadas foi na sua primeira participação. Em 1920 o Brasil ficou em 15º lugar. Entretanto, o maior número de medalhas foi conseguido nos Jogos Olímpicos de Atlanta, em 1996. O Brasil conquistou 3 medalhas de ouro, 3 de prata e 9 de bronze, totalizando 15 medalhas. O Brasil conquistou 5 medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos de 2004, em Atenas, maior número de medalhas de ouro para o país numa mesma edição olímpica.
-Ao longo de sua participação nas olimpíadas o Brasil já totalizou 91 medalhas conquistadas. Destas, 20 são de ouro, 25 de prata e 46 de bronze. Nosso país ocupa a 37ª colocação no ranking mundial de medalhas olímpicas.

(Saiba mais sobre a história das olimpíadas desde o seu nascimento até os nossos dias clicando aqui)

Nenhum comentário:

Postar um comentário