A palavra spam serve para designar o envio de mensagens eletrônicas a uma grande quantidade de pessoas, de uma só vez, geralmente de cunho publicitário. O crescimento do número de usuários na Internet foi acompanhado de aumento sensível das atividades de cunho comercial. A busca de novos clientes e a venda de produtos e serviços foram os principais responsáveis pelo surgimento desta que é a principal perturbação de todos, do usuário comum ao provedor da Internet. São milhares de “mensagens não solicitadas” que entopem caixas de entrada de e-mails e provocam lentidão e desperdício de recursos, levando à degradação de desempenho dos servidores e da rede. O problema alcançou tal gravidade que combatê-lo tornou-se prioridade máxima e esse embate envolve milhares de profissionais dos grupos de segurança e o gasto de milhões de dólares nos principais países do mundo. E nós usuários de e-mail, como podemos contribuir para combater o spam? Muita coisa pode ser feita. Veja a seguir algumas recomendações importantes que colhemos na própria Internet:
1- Não responda spam Jamais responda um spam. Tal atitude poderá servir apenas para que o auto do spam (spammer) confirme a veracidade do seu endereço de e-mail e passe a enviar mais mensagens indesejadas.
2- Não clique em nenhum link do spam A mesma dica vale para spam que ofereça links para descadastramento. Em alguns casos, basta um clique para você confirmar que o seu endereço existe.
3- Preserve seu endereço eletrônico Não forneça seu endereço de correio eletrônico por meio de salas de chat, programas de mensagens instantâneas, fóruns e grupos de discussão.
4- Escreva por extenso Em último caso, escreva tudo por extenso, de forma a dificultar a ação dos robôs que varrem a web em busca de endereços de e-mails. Confira um exemplo: usuarioarrobaprovedorpontocompontobr.
5- Esconda seu endereço no site ou blog Se você tem um site ou blog e quer divulgar o seu endereço, evite que ele se torne presa fácil para os spammers. Uma saída é exibi-lo em uma imagem. E sem link.
6- Crie outro endereço Crie uma conta de e-mail diferente da que você utiliza para fins pessoais e profissionais. Passe a utilizá-la para cadastramento em sites, sobretudo os de procedência duvidosa. Esta também é uma maneira de descobrir se alguma empresa está divulgando o seu endereço para terceiros.
7- Cuidado com oferta de novidades Em seus formulários de cadastramento, as empresas geralmente perguntam se o usuário deseja receber novidades por e-mail. Até aí, tudo bem. O problema é que elas também perguntam, de forma bastante discreta, se o internauta deseja receber mensagens de parceiros. Na maioria dos casos, tal opção está desmarcada. Mas fique de olho;
8- Use a cópia oculta Ao enviar uma mensagem para vários usuários, utilize a cópia oculta. É uma maneira de evitar que os e-mails de seus amigos e colegas fiquem circulando abertamente por aí. Para habilitar esse campo no Outlook Express, clique no botão "Escrever mensagem" e, na janela do próprio e-mail, no menu Exibir, selecione "Todos os cabeçalhos". Para saber mais, consulte: Antispam, Prevenção, Dicas eVídeos explicativos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário