Quando nos comunicamos através de alguma ferramenta de interação via Internet, seja um simples email, redes sociais como Facebook ou Orkut, seção de comentários de blogs ou mesmo em mensagens de celular, temos que ter em mente que não estamos invisíveis, pelo contrário, estamos expostos e deixando pegadas que registram nossos atos digitais.
Muitas pessoas agem nesses lugares achando que estão protegidas pelo anonimato atrás de um Nick qualquer e pensando assim, agem de maneira desonesta, incorreta, desrespeitosa, preconceituosa e às vezes até mesmo cometem crimes de injúria e difamação.
Todos nós que trabalhamos na frente de um computador e temos algum conhecimento dessa máquina sabemos que praticamente todos nossos passos podem ser rastreados, para o bem e para o mal. Hoje muitas empresas pesquisam o que fazem ou fizeram na internet candidatos a empregados, para saber se escrevem bem, se têm conhecimentos específicos, se colaboram e são úteis em redes sociais entre outras coisas.
Como participantes desta grande rede solidária de informações que é a Internet, todos nós temos a obrigação de combater e denunciar aquilo que hoje é chamado Ciberbullying ou assédio moral. Hoje as formas mais denunciadas desse tipo de agressão são as atitudes que revelam pornografia infantil; a apologia e incitação a crimes contra a vida; a homofobia; a xenofobia; o racismo; a intolerância religiosa ou política; o neonazismo; os maus tratos contra animais ou o tráfico de pessoas.
Se em suas navegações se confrontar com pessoas que pratiquem atos ofensivos criminosos como estes não caia em armadilhas, não responda no mesmo nível, não apague mensagens que contenham os conteúdos inapropriados, elas serão a prova do crime e nelas próprias estarão as pistas que levarão às pessoas que as cometeram.
Pense nisso: sempre que deixar a sua marca no mundo digital, deixe algo de que possa se orgulhar e que possa ser útil para você, social e profissionalmente.
Fonte: Internet Segura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário