sexta-feira, abril 27, 2012

Armadilhas virtuais


Crédito da Imagem: Google imagens
Legenda: Spams são modelos de ameaças virtuais 


De todos os emails enviados no mundo boa parte deles são spams. Esse tipo de lixo eletrônico tenta plantar vírus em computadores, como os scarewares (antivírus falsos), vender produtos, oferecer promoções, roubar dados e senhas de banco. Há casos ainda piores, chamados de golpes virtuais. Esses envolvem dinheiro e armações muito mais perigosas.

O site e-farsas alerta sobre esse tipo de mensagem que circula na internet desvendando cada um dos casos. Os golpes mais famosos envolvem desde fraudes em nome de empresas famosas, pedidos de ajuda e ganho fácil de dinheiro.

Com certeza você já recebeu alguma dessas mensagens na sua caixa de email. O importante é saber identificá-las e como se proteger. Confira as dicas que preparamos para você passar longe dessas armadilhas.

Cabeçalhos suspeitos

Emails que tenham cabeçalhos incompletos, sem remetente e com campo de assunto duvidoso é melhor desconfiar. Caixas de entrada normalmente possuem sistemas contra spam, mas muitos conseguem sabotar colocando símbolos como o arroba (@) para desvencilhar dos filtros. Fique atento as palavras como “Parabéns” e "Sua senha está inválida" podem conter conteúdo enganoso.

Cuidado com arquivos anexos

Abra ou responda só quando estiver certeza da procedência. Textos que estimulam clicar em arquivos com fotos daquela festa que você nem lembra que foi é furada. Emails de bancos e da Microsoft também entram na lista.

Preserve seus dados pessoais

Pesquise bem antes de preencher formulários em sites estranhos ou redes sociais. Uma dica legal é criar um segundo email para esse tipo de situação. Qualquer coisa é mais fácil encaminhar os que realmente interessam para a caixa principal.

Instale antivírus

Utilize programas antivírus e anti spam nos computadores de casa e do trabalho. Em casos de contaminação é recomendável reinstalar o sistema operacional e arquivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário