terça-feira, maio 22, 2012

Os cuidados com o envio e recebimento de e-mails





Todos os usuários da internet estão cansados de saber que dados enviados pela rede mundial de computadores não estão completamente seguros. Pode parecer exagero, mas devemos desconfiar de quase tudo quanto navegamos na internet. 

As armadilhas são espalhadas pela rede, sobretudo via e-mails enviados pelos chamados hackers e spammers. A verdade é que se não tomarmos cuidado corremos o sério risco de seremos enganados por mensagens maliciosas que podem nos levar a uma página falsa ou à instalação no nosso micro de algum programa suspeito. 

É por isso que elencamos abaixo alguns cuidados imprescindíveis para quem envia ou recebe e-mails. 

1. Quando enviar uma mensagem para mais de uma pessoa, não com o "Para" nem com o "Cc", ENVIE com o "CCO" (Com cópia oculta), que não mostra o endereço eletrônico de nenhum destinatário. A pessoa vai simplesmente recebê-la, mas não saberá quem são os demais destinatários. 

2. Retire da linha “Assunto” de sua mensagem os "En", "Enc", "Fwd", "Re", Res", e deixe somente título, porque essa é uma das formas dos spammers saberem que a mensagem tem muitos endereços ali dando sopa. Se todos fizermos isso, livraremos a Internet de boa parte dos vírus e propagandas indesejadas. 

3. Suspeite de qualquer arquivo com extensões .pif, .scr, .exe e outros que são executáveis, pois são os mais comuns de serem passados. Muitos vírus mandam arquivos de imagem, protetor de tela ou páginas da Internet e que, quando executados, instalam no micro algum tipo de vírus, malware, trojan etc. Mas então o que fazer quando receber um anexo desses de um amigo? Nesse caso, o melhor a fazer é entrar em contato com o mesmo e perguntar se o arquivo foi ele mesmo que lhe passou. Se ele responder que nada mandou, delete a mensagem imediatamente e avise o seu amigo que provavelmente ele está com um vírus no computador! 

4. Nunca clique em um link do tipo: “Que pena que você não pode ir à festa. Foi uma loucura! “Veja as fotos.” Se o fizer tenha certeza que acabou de instalar algum tipo de arquivo malicioso em sua máquina. 

5. Finalmente, e não menos importante, mantenha o seu antivírus sempre atualizado. Se ele permitir, configure a atualização automática via Internet. Caso isso não seja possível, atualize semanalmente ou verifique em sites de dowloads, como o Superdownloads ou o Baixaki, se existe alguma atualização dos DATs do programa que você utiliza. Faça isso religiosamente! 

6. Listamos abaixo algumas sugestões de programas freeware que ajudam a proteger o seu micro de invasores indesejáveis. 

a. AVG Anti-Virus Free 
b. PC Tools AntiVirus Free
c. AVAST Home Edition 
d. Spyware Terminator 

Fonte: http://internetsegura.fde.sp.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário